RESENHA DO LIVRO AXIOMAS DA LIDERANÇA CORAJOSA


 


FACULDADES BATISTAS DO PARANÁ

MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA

Disciplina: Crescimento de igreja

Professor: Dr. Luiz Soares Silvado  

Mestrando: Jeverson Nascimento

Autor: Bill Hybels



Bill Hybels (nascido em 1951, Kalamazoo, Michigan) é o fundador e pastor da Comunidade Willow Creek em South Barrington, Illinois. A igreja foi classificada como o mais influente da Igreja na América para a durar vários anos, em uma pesquisa nacional de pastores. Ele é o fundador da Willow Creek Association e criador da Global Leadership Summit. Hybels é também um autor de uma série de livros cristãos, especialmente sobre o tema da liderança cristã. Em Axiomas: máximas da liderança corajosa, o autor Bill Hybels compartilha convicções que recebeu de Deus e com elas têm orientado sua estratégia de liderança há mais de três décadas como pastor, o livro axiomas torna a sabedoria acessível à jornada de um líder, assim como o encoraja a definir claramente as razões pelas quais lidera como lidera.

            Por se tratar de um livro cujo o autor tem uma vasta experiência pratica em liderança, decidiu-se então fazer uma resenha dos primeiros capítulos levantando os principais destaques do livro. Sua experiência como líder não somente teórica, neste tema abordado no primeiro capitulo o autor destaca a seguinte frase que despertará em cada leitor o seu líder interior:

Os melhores líderes que conheço lutam com palavras até serem capazes de comunicar suas grandes ideias de um modo que capture a imaginação, catalise a ação e desperte os ânimos. Eles cunham credos, criam slogans e gritos de guerra, tudo porque entendem que a linguagem importa[1].

As dificuldades de um líder estão relacionadas a maneira como o líder usa as palavras, essas dificuldades aparecem segundo a citação acima na comunicação, como sendo o grande desafio da liderança. Como comunicar grandes ideias aos seus liderados esse é o desafio apresentado pelo autor nesta altura do primeiro capítulo. Algumas ferramentas são apresentadas como sendo credos, slogans e gritos de guerra, são artifícios criados por líderes para comunicar sua visão de liderança e o objetivo a ser alcançado.

 No destaque a comunicação e influência da liderança, o autor destaca a importância de se pedir alguma coisa aos liderados da maneira correta: “Percebi a muito tempo que pedir seria sempre uma parte importante do meu papel de liderança o que eu não sabia é que, quanto mais liderasse, maiores ficariam os pedidos”[2]. Além de saber como pedir, é preciso usar adequadamente as palavras, pedir corretamente ajudará o líder a exercer melhor sua liderança, é preciso saber lidar com pedidos que aparecerão durante o processo de liderança.

Sobre estratégia de liderança o autor acrescenta que o crescimento explosivo pode ser um desfio para lideres, e que pastores de determinadas igrejas já enfrentam problemas por não terem uma estrutura para suportar tal crescimento, que os problemas a serem enfrentados poderão ser do tipo desastres dramáticos. Destaca ainda que:

Não importa a qual tipo de igreja você sirva e em que continente, a tentação de todos os líderes de igreja que têm sido abençoados com o crescimento dado por Deus é a de alegrar-se totalmente na chegada de novas pessoas e esquecer de planejar como assimilar essas pessoas em seus ministérios[3].  



A chegada de uma grade massa alegra o coração de qualquer pastor, mas é preciso assimilar onde cada uma delas se encaixa no ministério, se não serão apenas pessoas que passarão pelo ministério de um líder, apenas volume passageiro.

Tratando de visão o autor afirma que: “ há muitas imagens visionárias do futuro quando há lideres entre nós. E, quando Deus finalmente trouxer clareza e firmeza de visão a vida de um líder, tudo mudara para melhor”. Em resumo é preciso sair da neblina que ofusca a visão e procurar uma visão que oriente melhor. O fator tempo é levantado como um fator que enfraquece a visão nesta linha de pensamento o autor descreve que:

Podemos comunicar uma mensagem no domingo sobre uma visão magnifica, empolgante, que honra a Deus e que deixa todos entusiasmados para ir e mudar o mundo, mas, na terça, muitas pessoas se esquecerão até que estavam na igreja no último fim de semana.



As pessoas têm uma enorme tendência para esquecer as coisas, a vida secular é apontada pelo autor como sendo um fator relevante para o esquecimento. Trabalho, filhos, casa, estudos todas essas atividades podem contribuir para o esquecimento de uma grande visão.

Em contrapartida trabalhar em equipe pode ser uma das funções mais difíceis na vida de um líder e na vida de quem ele lidera, é possível verificar está afirmação pelo posicionamento do autor: “Lideres sábios entendem que o grande fator que determinara se os seguidores abraçarão de maneira profunda uma visão é quanto esses líderes acreditam que o líder abraçará[4]” todo líder precisará abraçar a sua visão, pois os outros precisam ver nele tal posicionamento para segui-lo. Só serão uma equipe se sentirem total confiança na liderança. “Os melhores líderes não somente lideram bem, como também refletem sobre sua liderança tempo suficiente para articular quais princípios os fazem liderar”. O livro axiomas máximas de uma liderança corajosa: Bill Hybels

Está dividido entre 76 axiomas, sendo que os primeiros 20 axiomas são sobre visão e estratégia, em seguida 22 sobre trabalho em equipe e comunicação.



 Na parte central estão os outros 20 axiomas sobre atividade e avaliação. E não menos importante os últimos 14 axiomas que falam sobre integridade pessoal destacando como sendo a marca de um Líder de sucesso. Contudo faz-se necessário citar algumas frases, assuntos principais: visão e estratégia, trabalho e comunicação, atividade e avaliação, integridade pessoal, uma responsabilidade chamada líderes. Ainda segundo o autor: é imprescindível saber quando, em qual momento a organização está a comunicar as implicações desse momento a seus seguidores.    



A seguir cita-se alguns axiomas que precisam de atenção e poderão fazer toda a diferença na vida pessoal de um líder: crescimento explosivo, desastres dramáticos é quando ocorre aquele crescimento desenfreado e não há sustentabilidade para tal crescimento, em vez de ser uma benção vira um desastre. Apenas diga o que está pensando: ouvir a opinião das pessoas é importante para o crescimento do líder, segundo Bill Hybels: as críticas o ajudarão a crescer, toda a crítica tem uma parcela de verdade o desafio e descobrir onde está a verdade.  Só para ser claro, o destaque desta palavra está na comunicação é preciso comunicar a seus liderados com clareza isso ajudará evitar problemas futuros.



Desenvolva um sistema de espionagem, o autor destaca a importância de gerenciar tudo o que está acontecendo em sua volta colocar pessoas de confiança a sua disposição para lhe trazer as mais diversas informações. Existem vários outros de suma importância como fonte de sabedoria, velocidade versus alma, crie suas próprias linhas de chegada. Existem muitos axiomas que poderiam ser citados como exemplo, o livro apresenta uma fonte inesgotável de práticas de liderança que podem ser usadas no cotidiano de um líder.    



Bibliografia

[1] HYBELS, Bill. Axiomas, máximas da liderança corajosa. Editora vida. São Paulo. 2015.





[1] HYBELS, Bill. Axiomas, máximas da liderança corajosa. Editora vida. São Paulo. 2015, p 24.
[2] HYBELS, 2015, p.29.
[3] HYBELS, 2015, p.35.
[4] HYBELS, 2015, p.45.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Cristã Maranata